Como Definir os Preços Para Uma Loja Online?

Os empresários que tenham uma loja online para exercer a sua atividade de comércio têm conhecimento de que o preço, de produtos ou serviços prestados, é um dos fatores determinantes para incentivar os consumidores à concretização de compras.

O impacto que este fator tem no negócio é de tal forma que poderá ditar o seu sucesso ou fracasso.

Assim sendo, delinear um plano estratégico que envolva esta variável é imprescindível. Todas as situações que possam vir a influenciar o valor do preço deverão ser analisadas com cuidado.

Para dar início a este plano estratégico, o empresário deverá começar por recolher todas as informações possíveis relativamente ao segmento em que atua, concorrência e preços praticados no mercado.

Após uma análise minuciosa aos dados, o empresário deverá proceder à elaboração de uma estratégia de preço que se adeque ao negócio.

O preço atribuído, quer seja a produtos ou serviços, reflete os objetivos que a empresa estabeleceu, ou seja, determina qual o público-alvo a que esta deseja dirigir-se assim como o seu posicionamento no mercado.

É importante mencionar que ao trabalhar com um preço que seja acima da média poderá dar ao cliente uma imagem de qualidade, credibilidade e confiança, mas em contrapartida restringe o público-alvo, causando impacto nos lucros da empresa.

Caso a empresa opte por um preço muito abaixo da média poderá correr o risco de suscitar desconfiança por parte do consumidor e transmitir uma imagem de má qualidade, resultando num decréscimo dos lucros acentuado.

O objetivo da empresa é encontrar o ponto de equilíbrio que a permita evoluir e estabelecer um posicionamento que seja reconhecido no setor em que atua.

Seguidamente serão mencionados quais os fatores que têm uma influência direta no valor do preço e que deverão ser considerados quando este estiver a ser calculado.

Fatores que Influenciam o Cálculo do Preço

– Custo de produção

O custo de produção de um artigo ou serviço exige o envolvimento de muitos processos assim como de diversos setores.

Encontrar soluções que evitem o desperdício de matéria-prima e armazenamento são exemplos de métodos que irão contribuir para o preço final.

– Custo operacional

Máquinas, mão-de-obra, energia elétrica, local de produção, gastos com funcionários que não estão diretamente relacionados com a produção são elementos que também deverão ser considerados para determinar o preço, assim como o investimento em marketing, custo da plataforma e-commerce e outras ferramentas que também necessitam de ser contabilizadas.

– Portes

A distribuição de um produto ou serviço para os pontos de contacto com os clientes requer um plano de logística bem estruturado. Caso este seja realizado com base em estudos sólidos poderá vir a ser uma mais-valia para a redução dos custos do preço final dos produtos ou serviços.

– Impostos

Para fazer o pagamento de qualquer produto ou serviço é necessário efetuar o pagamento de impostos ao estado.

No entanto, as taxas aplicadas ao preço variam consoante o tipo de produto. Logo, o empresário deverá considerar esta situação quando estiver a calcular o preço final.

– Custo do produto

Elementos como a embalagem e design são determinantes no custo final. Dependendo do grau de elaboração desses dois fatores, o produto ou serviço sofrerá um aumento ou queda de preço.

Erros Comuns no Cálculo do Preço

Quando o empresário se encontra a traçar a estratégia de preço, para os produtos ou serviços da sua loja online, é comum a prática de alguns erros que deverão ser evitados, nomeadamente:

– Copiar preço do concorrente

Cada empresa tem o seu contexto, logo ao copiar o preço da concorrência poderá ser estratégia de alto risco, pois o empresário está a basear o seu negócio num ambiente que não coincide com a realidade, prejudicando as vendas.

– Não considerar as despesas

Existem instituições que cobram tarifas ao empresário no processo de venda. Estas despesas financeiras também devem ser consideradas nos cálculos dos preços de venda.

– Confundir margem com lucratividade

A margem de lucro e a lucratividade são unidades distintas.

A Lucratividade é a faturação obtida, menos todos os custos, ou seja, é o que a empresa lucra.

Margem é o valor que cada produto ou serviço contribui para o total do lucro obtido, é um dado importante para perceber quais são os produtos que rendem maior lucratividade.

 

Apesar de se registar em Portugal um aumento do acesso às plataformas online para efetuar compras, ainda existe alguma resistência por parte dos consumidores quanto à escolha deste método.

Atualmente, as lojas físicas ainda são a sua primeira opção, logo, para que este paradigma seja quebrado, é necessário criar estratégias que levem o consumidor a preferir a utilização de lojas virtuais. De que forma? Proporcionando segurança e benefícios extra em relação à concorrência.

O preço é um dos fatores mais importantes para motivar o processo de compra. Caso a empresa se dedique à sua análise no plano de negócios poderá vir a ter resultados bastante positivos, como por exemplo, o aumento da sua carteira de clientes.

Fonte: E-Commerce News


Ana Mateus

Departamento de Marketing

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