O número de portugueses que compra online duplicou nos últimos cinco anos, para 2,7 milhões em 2014, de acordo com o estudo Economia Digital em Portugal 2009-2020, da Associação da Economia Digital (ACEPI). Segundo o estudo, em 2020, o número poderá chegar aos 4,5 milhões.
O comércio online é uma forma prática de fazer compras, por isso, é um mercado que continua a crescer. No entanto, é preciso ter alguns cuidados de segurança e de poupança, para não correr o risco de ser defraudado.
Assim, quando estiver a analisar uma compra, tenha atenção à seguinte informação: nome, endereço e número de registo comercial, principais características do produto ou serviço, preço total do produto, incluindo taxas e impostos, custos de entrega, meios de pagamento, data de entrega e, por fim, o prazo e condições para exercer o direito de livre resolução do contrato e respetivas exclusões.
Conheça seis conselhos para fazer compras online sem ter problemas, de acordo com o guia sobre “Fazer compras à distância”, do Centro Europeu do Consumidor.
1. Leia os termos condições
Antes de efetuar a compra, leia os termos e condições para verficar se há restrições (geográficas ou de outra natureza), saber quais os meios de pagamento disponíveis, conhecer as políticas de devolução.
É ainda importante que guarde uma cópia dos termos e condições, faça um print screen de todos os passos que der até à compra e guarde toda a documentação relevante, nomeadamente a confirmação da encomenda, os recibos e as mensagens eletrónicas trocadas.
2. Conheça as condições de entrega e assistência pós-venda
Verifique quais as datas de entrega do produto e quem paga o transporte (no máximo costuma demorar 30 dias após a encomenda), se é possível acompanhar a encomenda e como é que se faz – muitas transportadoras disponibilizam um serviço gratuito em que pode saber onde está a sua compra.
Também é importante que se informe do serviço pós-venda, ou seja, quais são os procedimentos em caso de devolução, se, em caso de insatisfação, o vendedor permite-lhe a devolução e reembolso do preço total. Saiba que só terá de suportar os custos da devolução se tiver sido informado pelo vendedor antes de celebrar contrato. Verifique também se há informção sobre como proceder caso o produto tenha defeito.
3. Informe-se sobre as garantias
Existe a garantia legal, que se refere à proteção assegurada em caso de desconformidade do produto. Esta proteção é obrigatória por lei e tem a duração de dois anos. Existe ainda a garantia voluntária (comercial) que assume a responsabilidade por defeitos que não constam no regime legal.
4. Quais os meios de pagamento possíveis
Escolha um meio de pagamento seguro. É possível criar uma conta bancária virtual só para compras online ou um cartão de pagamento virtual válido apenas para uma única compra, como é o caso do MB Net ou do serviço Paypal. Se optar por pagar com cartão de crédito lembre-se que ao dar o seu número de cartão de crédito e a data de validade está a autorizar o débito na sua conta. Sempre que for disponibilizado, pode optar pelo método de pagamento à cobrança (paga quando recebe), mas nem todas as lojas disponibilizam esta forma.
Seja qual for o meio de pagamento, o vendedor não pode cobrar mais do que o valor que lhe cobram para disponibilizar esses meios de pagamento. Guarde toda a informação relativa à sua transação e verifique no extrato do seu cartão se não lhe são cobrados encargos adicionais, para poder reclamar atempadamente.
5. Depois de comprar
Uma vez tendo concluído o processo de compra, o vendedor tem de lhe enviar alguma informação (por regra para o e-mail facultado): prazo para exercer o direito livre de livre resolução, o procedimento a ter se e os contactos em caso de querer cancelar a compra, o que acontece após o cancelamento da compra, o custo da devolução, as garantias do produto adquirido, o serviço pós-venda.
6. Direito de cancelamento do contrato
Quando receber o produto em casa, se se aperceber que não corresponde exatamente às suas expetativas, tem o direito de livre resolução. Ou seja, tem 14 dias para resolver o contrato, devolver o produto e ser reembolsado sem penalização ou necessidade de justificação.
Tenha em consideração que alguns produtos não estão abarcados neste direito, como os CD ou DVD em que a embalagem já esteja aberta, jornais, revistas, bilhetes de viagens, reservas de automóvel, de alojamento, produtos perecíveis ou feitos à medida.
Fonte: Saldo Positivo