A associação europeia Independent Retail Europe prevê que as vendas online na Europa ascendam aos 535 mil milhões de dólares (cerca de 492 mil milhões de euros) em 2018.
“A queda das margens e falta de rentabilidade dos ‘pure players’ do e-commerce, como a Amazon”, demonstram que os negócios presentes apenas no online “não são sustentáveis”. Esta conclusão foi retirada no encontro anual da Independent Retail Europe, realizado em Barcelona nos dias 28 e 29 de outubro, segundo a Inforetail.
Em “todos os canais e setores, os preços baixos comandam” o consumo. Por isso, para emergir no online com sucesso, o comércio tradicional tem que procurar um espaço de negócio entre os ‘pure players’ do e-commerce, sem os imitar, e a necessidade de operar com “custos de intermediação baixos”, encaminhando valor ao mercado e conectando todos os canais com o cliente no centro da estratégia.
Por outro lado, o espaço ‘offline’ deve “teatralizar” a oferta, “trabalhar as emoções, criar experiências no ponto de venda e gerar interatividade com o consumidor, potenciando um serviço de excelência e humano”.
Este ano, as vendas online na Europa chegam aos 418 mil milhões de dólares (cerca de 384 mil milhões de euros), sendo que o Reino Unido é o mercado europeu onde o e-commerce tem uma maior quota (12,1%).
Fonte: HiperSuper