Erros a Evitar ao Iniciar uma Loja Online

Um negócio online surge do reconhecimento de uma necessidade existente no mercado ainda não satisfeita. Para este negócio, que se iniciou há pouco tempo, um dos principais focos será a construção de uma imagem de credibilidade para os clientes.

No entanto, não basta identificar uma necessidade ou construir uma reputação para obter um sucesso significativo.

Apesar das barreiras para a criação de uma empresa serem baixas, a maioria das pessoas ao iniciarem uma loja online têm uma tendência para falhar devido a erros que poderão parecer óbvios em retrospetiva, como por exemplo, subestimar lucros ou tentar ser demasiadas coisas para o cliente.

Porém, ainda existem mais erros que os empresários poderão cometer e que deverão estar atentos quando se encontram no processo de criação e construção, nomeadamente:

– Não ter uma estratégia de ataque
Não é obrigatório ter um plano de negócios que seja extenso e formal, no entanto, é necessário ter um plano. As pessoas consideram que a elaboração do plano de negócios é uma tarefa enfadonha e, se tiverem possibilidade, saltam este passo.

No entanto, saber quem são os clientes da empresa, quais os produtos ou serviços que se vão vender e quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelos mesmos são informações necessárias para a construção de qualquer negócio.

– Foco em situações com pouca relevância
O empresário ao desviar o seu foco para situações como o aspeto dos cartões-de-visita, ou o logótipo da empresa, está a desperdiçar tempo precioso. Em vez disso, deverá concentrar-se nas tarefas que irão impulsionar o negócio para o próximo nível.

– Não se preocupar com o dinheiro
Existe uma grande probabilidade de a empresa esgotar o dinheiro que dispõe antes de sequer ganhar algum. O empresário deverá criar um plano financeiro, detalhando metas e quanto dinheiro será necessário para atingir os objetivos estabelecidos.

– Não valorizar devidamente o que está a ser vendido
Antes de se colocar um produto ou serviço à venda, é necessário estabelecer um preço para o mesmo. Em primeiro lugar, o preço deverá ser calculado tendo em consideração os gastos com os materiais e mão-de-obra utilizados para a sua construção, posto isto, o preço final deverá incluir uma margem de lucro que seja vantajosa para a empresa.
Estes valores não devem ser estáticos, o objetivo é ajustá-los consoante a evolução do negócio.

– Ignorar o serviço ao cliente
Com várias transações comerciais a ocorrerem na internet, é fácil esquecer que os clientes são pessoas que, apenas se tiverem uma experiência positiva de compra, poderão voltar ao site.
Recomenda-se que seja feita uma interação com as pessoas que visitem o site, quer seja através de chat, inquéritos, e-mails ou telefone.
Além disso deverá ser feita uma monitorização nas redes sociais e sites de avaliação como o Yelp, para verificar em que nível se encontra a satisfação dos clientes face aos produtos ou serviços prestados.

– Dar demais e não receber nada de volta
Antes de se estabelecer a credibilidade enquanto vendedor ou especialista, o empresário poderá criar uma relação de longo prazo com o cliente ao realizar ofertas de produtos.
No entanto, esta oferta poderá causar algum prejuízo à empresa.
Ao oferecer um produto pense primeiro em algo que seja intangível e útil, como por exemplo: e-books gratuitos, receitas, instruções, webinar, guias ou listas de verificação. Em troca poderá pedir ao cliente informações, como o seu e-mail, para compensar a despesa realizada.

– Investir uma quantia avultada em publicidade
Ao iniciar as estratégias de marketing para a construção da marca, primeiro teste 1 ou 2 dos principais públicos-alvo, onde tenha conhecimento de que o seu público-alvo está incluído. A partir daí poderá construir um público personalizado com um baixo orçamento.

– Contratações de Colaboradores Apressadas
Existe uma tendência para os empresários apressarem o processo de contratação de colaboradores, por sentirem uma grande urgência em aumentar o negócio.
No entanto, uma atitude precipitada poderá levar a incompatibilidades entre o colaborador e a visão da empresa, resultando no incumprimento dos objetivos estabelecidos para o negócio.
Logo, quando o empresário se encontrar nesta situação, deverá levar o seu tempo e ponderar todos os fatores e opções que tem à sua disposição.

– Subestimar o tempo necessário para a construção de uma loja online
Pelo menos no primeiro e segundo ano o negócio irá exigir bastante do empresário.
O empresário terá que demonstrar uma grande dedicação e disponibilidade da sua parte, visto esta altura ser uma das mais críticas no ciclo de vida de um negócio.

– Pensar que um produto/estratégia funciona em todas as situações
Só porque um produto ou estratégia tem funcionado com uma empresa, não significa que irá funcionar com a sua.
É recomendado que se a empresa tiver possibilidades de testar um produto, usando riscos financeiros e recursos mínimos, então deverá fazê-lo.

Fonte: Entrepreneur


Ana Mateus | Departamento de Marketing

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