Um negócio online surge do reconhecimento de uma necessidade existente no mercado ainda não satisfeita. Para este negócio, que se iniciou há pouco tempo, um dos principais focos será a construção de uma imagem de credibilidade para os clientes.
No entanto, não basta identificar uma necessidade ou construir uma reputação para obter um sucesso significativo.
Apesar das barreiras para a criação de uma empresa serem baixas, a maioria das pessoas ao iniciarem uma loja online têm uma tendência para falhar devido a erros que poderão parecer óbvios em retrospetiva, como por exemplo, subestimar lucros ou tentar ser demasiadas coisas para o cliente.
Porém, ainda existem mais erros que os empresários poderão cometer e que deverão estar atentos quando se encontram no processo de criação e construção, nomeadamente:
– Não ter uma estratégia de ataque
Não é obrigatório ter um plano de negócios que seja extenso e formal, no entanto, é necessário ter um plano. As pessoas consideram que a elaboração do plano de negócios é uma tarefa enfadonha e, se tiverem possibilidade, saltam este passo.
No entanto, saber quem são os clientes da empresa, quais os produtos ou serviços que se vão vender e quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelos mesmos são informações necessárias para a construção de qualquer negócio.
– Foco em situações com pouca relevância
O empresário ao desviar o seu foco para situações como o aspeto dos cartões-de-visita, ou o logótipo da empresa, está a desperdiçar tempo precioso. Em vez disso, deverá concentrar-se nas tarefas que irão impulsionar o negócio para o próximo nível.
– Não se preocupar com o dinheiro
Existe uma grande probabilidade de a empresa esgotar o dinheiro que dispõe antes de sequer ganhar algum. O empresário deverá criar um plano financeiro, detalhando metas e quanto dinheiro será necessário para atingir os objetivos estabelecidos.
– Não valorizar devidamente o que está a ser vendido
Antes de se colocar um produto ou serviço à venda, é necessário estabelecer um preço para o mesmo. Em primeiro lugar, o preço deverá ser calculado tendo em consideração os gastos com os materiais e mão-de-obra utilizados para a sua construção, posto isto, o preço final deverá incluir uma margem de lucro que seja vantajosa para a empresa.
Estes valores não devem ser estáticos, o objetivo é ajustá-los consoante a evolução do negócio.
– Ignorar o serviço ao cliente
Com várias transações comerciais a ocorrerem na internet, é fácil esquecer que os clientes são pessoas que, apenas se tiverem uma experiência positiva de compra, poderão voltar ao site.
Recomenda-se que seja feita uma interação com as pessoas que visitem o site, quer seja através de chat, inquéritos, e-mails ou telefone.
Além disso deverá ser feita uma monitorização nas redes sociais e sites de avaliação como o Yelp, para verificar em que nível se encontra a satisfação dos clientes face aos produtos ou serviços prestados.
– Dar demais e não receber nada de volta
Antes de se estabelecer a credibilidade enquanto vendedor ou especialista, o empresário poderá criar uma relação de longo prazo com o cliente ao realizar ofertas de produtos.
No entanto, esta oferta poderá causar algum prejuízo à empresa.
Ao oferecer um produto pense primeiro em algo que seja intangível e útil, como por exemplo: e-books gratuitos, receitas, instruções, webinar, guias ou listas de verificação. Em troca poderá pedir ao cliente informações, como o seu e-mail, para compensar a despesa realizada.
– Investir uma quantia avultada em publicidade
Ao iniciar as estratégias de marketing para a construção da marca, primeiro teste 1 ou 2 dos principais públicos-alvo, onde tenha conhecimento de que o seu público-alvo está incluído. A partir daí poderá construir um público personalizado com um baixo orçamento.
– Contratações de Colaboradores Apressadas
Existe uma tendência para os empresários apressarem o processo de contratação de colaboradores, por sentirem uma grande urgência em aumentar o negócio.
No entanto, uma atitude precipitada poderá levar a incompatibilidades entre o colaborador e a visão da empresa, resultando no incumprimento dos objetivos estabelecidos para o negócio.
Logo, quando o empresário se encontrar nesta situação, deverá levar o seu tempo e ponderar todos os fatores e opções que tem à sua disposição.
– Subestimar o tempo necessário para a construção de uma loja online
Pelo menos no primeiro e segundo ano o negócio irá exigir bastante do empresário.
O empresário terá que demonstrar uma grande dedicação e disponibilidade da sua parte, visto esta altura ser uma das mais críticas no ciclo de vida de um negócio.
– Pensar que um produto/estratégia funciona em todas as situações
Só porque um produto ou estratégia tem funcionado com uma empresa, não significa que irá funcionar com a sua.
É recomendado que se a empresa tiver possibilidades de testar um produto, usando riscos financeiros e recursos mínimos, então deverá fazê-lo.
Fonte: Entrepreneur
Ana Mateus | Departamento de Marketing