Atualmente vive-se uma época de mudanças a nível empresarial. As empresas procuram modernizar-se pesquisando soluções inteligentes que se adaptem aos seus modelos de negócio.
Presentemente o país encontra-se em crise económica, esta situação leva às empresas a tomarem medidas de restrição orçamental, ou seja, à minimização dos custos e focalização de investimentos que resultem num lucro imediato.
Ao permitir uma gestão ineficaz dos processos poderá se revelar numa consequência bastante negativa para a empresa, resultando na prática de esforços extra para compensar os erros cometidos.
Uma empresa que deseje crescer, maximizar a sua produção, obter lucros e que pratique uma gestão ineficiente deverá considerar no investimento de uma solução ERP.
É verdade que existem custos associados à aquisição de um software de gestão, como a implementação, otimização ao modelo de negócio e atualizações permanentes para o seu bom funcionamento, no entanto poderão ser enumeradas várias vantagens para investir em altura de crise.
A Nucleus Research (Boston, MA) realizou uma pesquisa em 2014 e concluiu que em cada R$1,00 investido em sistemas de gestão ERP o retorno é até de 700%. As empresas que investiram em ferramentas de gestão num período de 5 anos cresceram no mínimo 36%. Esta é a maior prova de que as empresas beneficiam com a implementação de um ERP.
Vantagens de um investimento em ERP em tempo de crise:
- Redução de custos: Uma das principais razões para implementar um ERP na empresa é a habilidade que este tem em minimizar custos, através da capacidade de aperfeiçoamento da automatização, monitorização e coordenação dos processos da empresa.
- Aumento da produtividade e eficiência: A escabilidade, a parametrização e a acessibilidade dos ERP são ferramentas poderosas ao serviço das empresas e no desenvolvimento da sua eficácia.
- Preparação e antecipação: No seu dia-a-dia, as empresas experienciam alterações constantes na dinâmica dos seus negócios. O ERP é um forte aliado para aumentar a capacidade de resposta às necessidades da empresa, permitindo que estas correspondam de forma imediata às alterações e aproveitem as oportunidades que surjam.
- Menor necessidade de investimento: O facto de a economia estar a abrandar significa que todos os sectores sentem o efeito, logo as empresas vêem-se forçadas a reduzir preços e a aplicar descontos, esta situação também se aplica aos fornecedores de ERP. Esta situação poderá ser encarada como uma oportunidade por parte das empresas que desejam implementar um software de gestão, beneficiando de um investimento menor ao da concorrência.
- Adaptação ao mercado e à concorrência: Caso a concorrência já se encontre à frente a nível de implementação de ERP’s e o setor se encontre em altura propícia para o crescimento de oportunidades, a vantagem concorrencial aumenta exponencialmente. A empresa que não tenha uma solução de gestão implementada e adaptada ao seu modelo de negócio terá dificuldades em acompanhar as mudanças do mercado assim com as exigências dos clientes. Esta situação poderá levar a uma perda significativa de clientes para a concorrência.
Mesmo que uma empresa já tenha um software de gestão, deverá realizar melhorias e atualizações contínuas ou até mesmo subir de gama, dado que para atingir certos objetivos por vezes a solução passa pelo caminho do aperfeiçoamento das ferramentas que se tem à disposição.
Contacte-nos para mais informações sobre a implementação do ERP Artsoft!
Ana Mateus | Departamento de Marketing