Qualquer empresa que se encontre no setor comercial ou industrial lida no seu dia-a-dia com entradas e saídas de stocks. Uma vez que são movimentados em quantidades avultadas, a realização de uma inventariação correta é relevante para as organizações.
Um modelo de negócio ao ter implementado um sistema de gestão de inventários adequado à sua atividade trará benefícios a curto e longo prazo, pois permite a maximização dos meios de produção e consequentemente a satisfação dos clientes.
Existem dois tipos de inventariação de stocks, os intermitentes e os permanentes.
Os intermitentes são utilizados pelas microempresas que recorrem a processos manuais ou sistemas de gestão simplificados, resultando numa limitação do apuramento de custos de venda ao inventário em armazém.
O inventário permanente geralmente é implementado com o apoio de um software de gestão.
A empresa tem acesso a funcionalidades como os movimentos normais de venda (vendas, IVA, clientes c/c), os movimentos de compra (compras, IVA, fornecedores c/c), e ao registo automático de movimentos de inventário na contabilidade (compras/mercadorias/custo de mercadorias vendidas), o que possibilita o acesso imediato ao lucro bruto.
Para garantir a qualidade da implementação e gestão de um sistema de inventário permanente, a empresa deve seguir as seguintes diretrizes:
- Todas as compras devem ser realizadas antes do registo da respetiva nota de encomenda a fornecedor;
- A nota de encomenda a fornecedor deve estar devidamente valorizada, preferencialmente com preços de compra exatos;
- A entrada de mercadoria deve respeitar um processo de “receção e confirmação”, selecionando na nota de encomenda os produtos que foram entregues e confirmando as suas quantidades;
- Garantir que todos os produtos são etiquetados de forma a facilitar a sua leitura automática, reduzindo o erro humano e acelerando o processo de faturação ou inventário;
- Para acelerar o processo de inventariação, a empresa pode optar por dispositivos portáteis (PDA’s, tablets, etc.);
- Garantir procedimentos de controlo de quebras, sobra e furtos, bem como a realização periódica de contagens fiscais de inventariação.
A solução gestão de stocks da Artsoft permite realizar a inventariação permanente de forma eficaz e rentável.
Devido à sua interação com o PDA, o utilizador poderá registar o inventário no dispositivo móvel e no exato momento transferir a informação para o software, possibilitando uma base de dados sempre atualizada.
Vantagens da Gestão de Stocks Artsoft:
- Cativação de stock;
- Valorização de stock;
- Ponto de encomenda;
- Stock mínimo e stock máximo;
- Localização do stock por armazéns;
- Controlo de consignações;
- Controlo de preços de custos.
Para mais informações sobre o software de gestão Artsoft contacte-nos!
Fonte: Artsoft
Ana Mateus | Departamento de Marketing