Já fez uma Análise SWOT à sua Empresa?

Ao olhar para os números de uma folha de balanço, um gestor consegue percecionar facilmente se a situação financeira da sua empresa é (ou não) saudável.

Apesar de os números serem uma ferramenta essencial para se analisar o passado e o presente de uma empresa, nem sempre são suficientes para conseguir apurar se a empresa está (ou não) a seguir uma boa estratégia de longo prazo, para isso tem de recorrer a outras ferramentas. Uma das mais utilizadas no mundo empresarial é a análise SWOT. 

A sigla SWOT é composta pelas iniciais das seguintes palavras: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Esta análise tem como objetivo definir a ligação entre os pontos fortes e fracos internos da empresa e as tendências mais importantes que se verificam na sua envolvente global.

O que é avaliado na análise SWOT?

Strenghts (Forças) – Este ponto refere-se às vantagens internas da empresa e dos produtos ou serviços que comercializa. Nesta análise interna são avaliados os principais aspetos que distinguem a sua empresa face à concorrência. Por exemplo, o facto de ter preços competitivos em relação aos praticados por concorrentes é um ponto forte.

Weaknesses (Fraquezas) – Através de estudos internos é possível identificar aquilo que está a correr menos bem na empresa e o que pode ser melhorado. Por exemplo, se faltam colaboradores qualificados, se existem poucos recursos, se a infraestrutura está tecnologicamente pouco desenvolvida, todos estes são pontos fracos que podem ser identificados.

Opportunities (Oportunidades) – Se os pontos anteriores referiam-se à análise interna da sua empresa, as oportunidades e as ameaças referem-se às condicionantes externas que podem ter impacto positivo ou negativo. Naquilo que diz respeito às oportunidades, é importante identificar os aspetos do mercado que oferecem uma vantagem competitiva. Este foco pode permitir, por exemplo, detetar novos segmentos de mercado.

Threats (Ameaças) – Aqui são analisados os fatores negativos do ambiente envolvente que podem afetar o negócio da organização. Esses factores externos podem ser de várias naturezas, nomeadamente, de ordem económica, demográfica, tecnológica, político-legal ou socio-cultural. Por exemplo, uma empresa que produza unicamente para o mercado interno, perante uma crise económica que afete o país, ficará numa situação financeira difícil. Essa dependência de um único mercado pode ser uma ameaça para o seu futuro. Se a organização identificar esta ameaça atempadamente poderá delinear uma estratégia de internacionalização, com o objetivo de diversificar o negócio e não ficar refém das vendas provenientes de um único mercado.

Como se implementa?

Muitas empresas recorrem à análise SWOT para diagnosticar um problema e procurar uma solução para melhorar o seu negócio. O IAPMEI – no seu “Guia Prático de Suporte à Gestão”  – dá algumas pistas sobre como as empresas podem implementar este tipo de ferramenta.

O primeiro passo é fazer uma auditoria externa, na qual são reunidos todos os fatores externos que influenciam o negócio de uma empresa (o meio envolvente, o mercado, a concorrência e os clientes).

O segundo passo é fazer uma auditoria interna onde são analisados os fatores internos que determinam a evolução do negócio. Aqui é essencial avaliar a área de marketing e vendas, o departamento financeiro, a área de compras, o departamento de recursos humanos e a área de produção.

Depois de distinguidos os pontos fracos e fortes passa-se à terceira fase. Trata-se da  construção do mapa SWOT, onde estarão esquematizadas todas as informações recolhidas. É com base neste mapa que os gestores conseguirão identificar quais são as grandes prioridades estratégicas da empresa.

 

Vantagens da Análise SWOT:

  • Identificar os elementos chaves para a gestão da empresa;
  • Realizar uma síntese das análises externas e internas;
  • Analisar quais os riscos a ter em conta;
  • Identificar quais os problemas a resolver;
  • Quais as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar;
  • Realizar uma previsão de vendas em articulação com as condições do mercado e com as capacidades da empresa.

 

Fonte: Saldo Positivo

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