A Importância da Gestão de Ativos!

As organizações, pequenas ou grandes, dependem dos seus ativos para exercerem a sua atividade.

Numa altura em que as empresas se tornam cada vez mais competitivas, tendo como aliado o avanço tecnológico, é importante que estas adquiram uma solução de gestão que permita fazer um controlo eficiente dos ativos.

Ao adquirir um software de gestão poderá se revelar numa estratégia competitiva com bastante relevância, pois irá contribuir para o crescimento da empresa.

Caso a empresa esteja numa situação em que não faz o controlo dos seus ativos, orientando para uma má gestão dos mesmos, inevitavelmente irá ter impactos negativos e grandes na sua saúde. 

Caso não exista uma manutenção preventiva possivelmente surgirá a necessidade de realizar aumentos de custos apenas para manter os ativos no seu pico de eficiência, forçando assim as empresas a realizarem investimentos desnecessários em novas máquinas e equipamentos.

A Gestão de Ativos é uma ferramenta que permite às empresas fazerem a identificação, monitorização, localização e análise dos seus ativos. Esta refere-se à gestão de todo o ciclo de vida de um ativo, desde a sua aquisição até ao seu abate.

O software facilita a quantificação dos ativos em uso e permite recolher a informação dos mesmos, tais como a localização, historial de custos, garantias, reclamações, licenças e outros documentos, possibilitando a maximização da produtividade e vida útil dos mesmos.

Ao realizar corretamente a sua gestão consegue uma maior eficácia na adequação dos custos de depreciação, no planeamento de investimentos ou no controlo físico e fiscal.

Ao optar pela solução de Gestão de Ativos da Artsoft usufrui das seguintes vantagens:

  • Elevado nível de segurança e fiabilidade;
  • Contabilização dos ativos da empresa de acordo com as exigências do SNC;
  • Possibilita a ligação a outros módulos do ERP, nomeadamente a gestão comercial, contabilidade e gestão documental, permitindo uma integração mais abrangente;
  • Extração de informação a integrar nos mapas fiscais de amortizações, reavaliações e abates, além de permitir o tratamento de tributações autónomas (modelo 32);
  • Facilidade em consultar e organizar informação ao identificar os ativos e associá-los a etiquetas e códigos de barras;
  • Grande flexibilidade e customização, adaptando-se às necessidades do cliente.

Para mais esclarecimentos sobre o software de Gestão de Ativos da Artsoft não deixe de contactar o nosso departamento comercial.

Fonte: PlanConsult | Comstor | Decision Report


Ana Mateus | Departamento de Marketing

Compartilhar Esse Post