Um conjunto de retalhistas e fornecedores de produtos alimentares de todo o mundo estão a trabalhar em parceria com o objetivo de criar um standard global para a informação presente nos rótulos e códigos de barras.
De acordo com Kees Jacobs, especialista em Consumer Products & Retail da Capgemini, uma das empresas envolvidas no projeto, os consumidores cada vez mais exigem poder ter acesso a informações como ingredientes, alergénios ou país de origem, normalmente disponíveis nas embalagens, mas ainda indisponíveis online ou através de um smartphone. Os retalhistas, por outro lado, cada vez mais necessitam dessa informação para rapidamente localizar produtos em falta ou prestes a expirarem o prazo de validade.
“Os códigos de barras existentes hoje em dia não são suficientes para ser portadores de mais informação, informação essa que é cada vez mais exigida pelos consumidores”, defende ao The Independent. O desafio agora é recolher, armazenar e uniformizar a informação existente sobre todos os produtos disponíveis no mercado.
De acordo com a Reuters, o Consumer Goods Forum (CGF), rede que une cerca de 400 retalhistas e produtores de um total de 70 países, está a coordenar o projeto com a meta de harmonizar os dados dos produtos e os rótulos.
A GS1, em particular, tem feito nos últimos anos alguns esforços para conseguir inserir a maior quantidade possível de informação nos códigos de barras por si desenvolvidos, tendo inclusive criado um código de barras ‘duplo’ que possui informações como data de validade, quantidade e número do lote.
“Estou convencido de que um dia, basicamente toda a informação acerca de todos os produtos estará disponível para todos os consumidores”, acredita Malcom Bowden, presidente de Global Solutions na GSA1 ao mesmo meio.
Fonte: Distribuição Hoje