Tem sempre muitas tarefas para realizar no seu dia-a-dia laboral que não sabe por onde deve começar? Siga alguns destes passos e comece a encarar as suas tarefas com uma maior naturalidade!
Classifique as tarefas por nível de importância
O truque será o de definir prioridades. Faça uma lista de todas as tarefas que terá para realizar durante o dia e atribua-lhes graus conforme a importância de cada uma. Deste modo, já poderá organizar melhor as suas prioridades. Dentro da classificação das tarefas, pode muito bem colocar o A.1, A.2 e assim sucessivamente, pois dentro de cada classificação haverá tarefas mais importantes do que outras.
Dentro das tarefas menos prioritárias verifique se não existem algumas que possam ser delegadas a colaboradores com cargas de trabalho menos elevadas. Em último caso, já que são tarefas, supostamente, de menor importância veja se há necessidade de serem mesmo realizadas.
Posteriormente, caso verifique ainda alguma dificuldade em gerir o seu tempo, poderá sempre seguir algumas dicas mais simples mas que fazem toda a diferença.
- Perceba quais as tarefas que mais contribuem para os seus bons resultados profissionais e aposte mais nessas.
- Em tarefas rotineiras, anote a forma como as mesmas devem ser executadas e tente delega-las a outros colaboradores.
- No caso de uma nova tarefa, planeie bem como deve ser executada e no que poderá consistir.
Obviamente que cada pessoa terá o seu ritmo e a sua forma distinta de trabalhar, terá sempre de ser você próprio a adaptar certas dicas ao seu perfil.
Fonte: Dinheiro Vivo