É grande a fatia de armazéns desorganizados no panorama nacional. Quem trabalha na área reconhece tal facto e fala de produtos existentes que não chegam a ser necessários, roturas de stock de produtos necessários, baixa produtividade e pouca articulação entre o pessoal responsável. Existem alguns passos que podem ser tomados tendo em vista a obtenção de um armazém organizado e otimizado para as operações da empresa.
Organização dos Produtos
Comece por organizar o seu armazém por famílias de produto e rotação dos mesmos. Os produtos alta rotação devem localizar-se perto do local de saída (a chamada Zona Dourada), enquanto os produtos com uma menor rotação poderão ser alocados em zonas mais periféricas e remotas. Deverá ter o cuidado de armazenar os produtos por uma lógica de peso, dimensão e embalagem, sendo que devem ser colocados na zona de produtos da mesma família, facilitando soluções de armazenagem e o seu manuseamento.
Localização por Referência
Outro passo importante passa pelo armazenamento do produto por referência. Não deve, em caso algum, possuir várias localizações para a mesma referência de produto. Ao colocar a mesma referência de produto sempre no mesmo local estará a criar rotinas de trabalho. Claro que acontecem casos em que a colocação de uma referência num só local não é possível devido à sua quantidade. Nesses casos, procure utilizar um sistema de gestão visual das referências.
Disposição Móvel no Armazém
Disposição Móvel. Este é um termo bastante importante já que o seu armazém deve ser flexível ao ponto de as localizações poderem ser facilmente mudadas e que exista um espaço extra de reserva. Este espaço de reserva torna-se também importante ao nível de manuseamento de máquinas e de stock de reserva.
Controlo Operacional
Deverá ter um plano de controlo operacional bem definido. Ao possuir claramente padrões de indicadores de desempenho, de atribuição de responsabilidades e de simplificação dos processos laborais, verá que conseguirá manter todo o fluxo logístico sob controlo.
Controlo de Erros
Não menos importante, deverá através de um software de gestão possuir um sistema de controlo de erros. Este ponto permitir-lhe-á ter controlo sobre as localizações dos produtos, sobre eventuais erros de localização, quebras de stock, entre outros. Com este passo poderá tomar decisões de carácter preventivo e solucionar rapidamente algum problema que surja.
Tatiana Santos
Departamento Marketing Inforestilo