Confiança de Consumidores e Empresas aumenta!

O indicador de sentimento económico é calculado pela Comissão Europeia e este mede a confiança e expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia. O Eurostat divulgou que, enquanto este indicador caiu ligeiramente na União Europeia e na zona euro em junho, comparativamente ao mês de maio, em Portugal o indicador aumentou.

Entre maio e junho, na zona euro verificou-se uma diminuição de 0.3 pontos (para 103.5 pontos); e nos 28 países da União Europeia registou-se uma diminuição de 0,9 pontos (para 105.5 pontos). No entanto, Portugal conseguiu contrariar esta tendência ligeiramente negativa, aumentando em 1.4 pontos (para 105 pontos) entre os meses de maio e junho.

Este indicador aumentou praticamente em todos os setores, como a indústria transformadora, serviços, comércio a retalho e consumo, com a exceção do setor da construção. Na indústria transformadora, o indicador de confiança aumentou de forma ténue em junho, devido ao contributo positivo das apreciações sobre a procura global e das perspectivas de produção. No setor dos serviços, o indicador de confiança recuperou em junho, devido ao comportamento positivo das opiniões sobre a atividade da empresa, sobre a evolução da carteira de encomendas e das perspetivas sobre a evolução da procura. No comércio, o indicador de confiança estabilizou em junho, registando o valor mais elevado desde 2001, refletindo as expectativas positivas sobre as vendas e o contributo negativo das opiniões sobre o volume de stocks.

Fonte: Observador

Compartilhar Esse Post