Os Mitos do Business Intelligence

No que toca à análise de dados e ao próprio Business Intelligence existem alguns mitos criados por um senso comum muito convencional e que convém desmistificar.

Um deles é a convicção de que apenas os gestores que tomam decisões na empresa necessitam de BI. Nada mais errado, já que por muito que a palavra final passe apenas por um gestor, esta ferramenta deve estar acessível a vários elementos dentro da empresa, ou até mesmo a todos os colaboradores. Isto porque cada colaborador apresenta um know-how diferente, correspondente à sua área de atuação, o que faz com que o seu acesso aos dados possam revelar-se bastante úteis, através das mais variadas análises para fundamentar uma decisão.

Outro mito prende-se com o facto de os utilizadores pensarem que a ferramenta de B.I, por si só, interpreta os dados e desenvolve um relatório de gestão da forma mais eficaz possível. Desengane-se, por muitos bons relatórios e dados que a ferramenta forneça, é crucial que existam recursos humanos com capacidade de análise desses dados. Não podemos esquecer que os dados fornecidos são “estáticos”, cabe à pessoa que analisa retirar ilações desses mesmos dados e desenhar estratégias com os mesmos.

Indiretamente ligado ao mito anterior, muitos gestores evitam a utilização das ferramentas de BI, devido aos elevados custos com as ferramentas e com os recursos humanos especializados. Muitas vezes os melhores analistas estão mesmo ao nosso lado, ou seja, dentro da nossa organização, alguns dos nossos colaboradores podem ser os melhores analistas dos dados recolhidos, até porque ninguém melhor do que estes sabe a razão de determinadas oscilações em determinados resultados.

Por fim, um mito que está ligado aos empresários que já detém ferramentas de B.I. Não podemos cair no erro de pensar que por ter acesso a inúmeros dados, tomaremos melhores decisões. Muitas vezes os dados não são utilizados da melhor forma. Devemos sim, investir nos recursos humanos certos, apoiar a sua formação e desenvolvimento de competências, pois apenas desta forma poderemos ter análises mais inteligentes e tomadas de decisões mais acertadas.

As ferramentas de B.I contribuem para a melhoria do seu negócio, mas é um processo que tem de ser levado de forma gradual. Todas as análises levam tempo e prática até serem otimizadas. Não se deixe levar por certos mitos e atualize o seu negócio de forma a potenciar as suas vendas.


 

Tatiana Santos

Departamento Marketing – Inforestilo

 

Compartilhar Esse Post