Quantas vezes colocou colaboradores seus a executar a mesma tarefa e um acabou em tempo útil mas com mau resultado e o outro demorou mais a terminar mas com melhor resultado? Ou vice-versa? Isso acontece porque dentro da sua empresa não existem normas-padrão para a execução de uma tarefa.
A mesma tarefa pode ser realizada de várias maneiras, poder até pode, mas se necessitamos de um resultado concreto, não é o melhor caminho a seguir. Para obter uma tarefa realizada da forma que pretende e com o resultado desejado, quer seja realizada pelo colaborador A. B ou C, deve normalizar a tarefa com um padrão.
O estabelecimento de uma norma garante um processo estável de realização, evita erros e contribui para a passagem de conhecimento, já que a tarefa não será apenas dominada por quem a faz regularmente. Tendo em vista estes objetivos, seguem alguns passos para ajudar nesta normalização:
- Identificar as principais atividades desenvolvidas em cada área de trabalho;
- Priorizar cada tarefa por ordem de importância;
- Definir, para cada uma das atividades principais, quem vai participar no desenvolvimento da norma;
- Observar o processo atual e identificar diferenças entre os modos de realização da atividade;
- Construir a norma de uma forma visual;
- Treinar as pessoas segundo a nova norma;
- Monitorizar;
Fonte: Dinheiro Vivo