No relatório Devices, Worldwide 1Q15 Update, a Gartner prevê que os preços dos computadores aumentem até 10% durante o ano de 2015. As oscilações dos cambios e das moedas locais estarão na origem deste facto.
De forma a combater estas oscilações e a suposta menor procura que dela decorrerá, os fornecedores de equipamentos informáticos deverão aumentar os seus preços. Está previsto que este aumento afete mais os mercados do Japão e da Europa. Isto porque se assiste a uma forte valorização do dólar, face às outras moedas mundiais e tudo isso se reflete nos lucros dos fabricantes.
“Aqueles que vendem para a Europa e o Japão, onde as moedas locais caíram até 20% desde o início de 2015, têm pouca escolha senão aumentar os preços para preservar lucros”, explica o analista do relatório. Outra medida possível, será a disponibilização de computadores com menos recursos de forma a manterem os preços baixos.
A aquisição de computadores pelos tecidos empresariais irá sofrer algum impacto, já que se prevê que outras áreas das TI sejam afetadas por este aumento de preço. Ou seja, este aumento afetará também componentes de computadores, periféricos, etc.
Fonte: Computerworld