Delinear o rumo estratégico da sua empresa

Todas as empresas, em algum momento, desenham as suas estratégias. O problema está na banalização da palavra “estratégia”, já que esta é usada com bastante frequência – “é melhor ir delinear a estratégia para fechar negócio com aquele cliente”, “já realizou a sua estratégia para a comunicação da campanha?”, exemplos não faltam.

Delinear uma estratégia envolve lidar com o suposto futuro da empresa. Torna-se mais fácil, na generalidade das opiniões, desenhar uma estratégia para algo palpável e em que as variáveis externas são, mais ou menos, previsíveis. Quando se trata de planear o orçamento da empresa, as dificuldades começam a surgir. Importa não permitir que os problemas associados à definição de um orçamento se estendam para as estratégias criativas ou de planeamento de execução.

Existem algumas formas para ultrapassar as dificuldades adjacentes à criação de uma estratégia, das quais salientamos as seguintes:

Tente pensar na sua estratégia como uma história. Uma estratégia não tem de ser vista apenas como uma forma de melhorar as operações da empresa ou de potenciar o lucro. Pode ver a sua estratégia como uma história, em que tenta descobrir as possibilidades que a sua empresa ainda não concretizou. Imagine que quer chegar a um destino e tem de encontrar formas de o fazer, criar um itinerário.

Nunca faça um planeamento estratégico ao mesmo tempo que planeia o seu orçamento. Separe estas duas funções, já que ao fazer o seu orçamento ao mesmo tempo que tenta planear o futuro da sua empresa estará a condicionar as acções que poderia tomar, em virtude do orçamento. Experimente fazer a estratégia primeiro e depois o orçamento, será mais fácil ajustar o orçamento à estratégia do que o contrário.

Quando for delinear a estratégia dedique-se só a isso. Não é raro uma pessoa estar a traçar o futuro e ao mesmo tempo surgirem questões laborais que interrompem esse processo. Muitas vezes chega-se mesmo a largar a construção da estratégia e envolvemo-nos noutros projectos que aparecem como cruciais. Será importante dedicar uma altura no trimestre ou semestre para se reunir com as pessoas que o poderão auxiliar na construção da estratégia. É aconselhável que essa reunião seja fora da empresa, para o ambiente ser mais propício a novas ideias.

Seguindo algumas destas sugestões e fazendo ponderações cuidadas das variáveis externas, o seu planeamento estratégico deverá correr melhor e contribuir para um futuro próspero da sua empresa.


Tatiana Santos

Departamento Marketing Inforestilo

Compartilhar Esse Post