Sempre que um gerente ou administrador de uma empresa pensa em adquirir um software de gestão para a sua organização ou equaciona substituir o actual, a primeira ideia que lhe vem à cabeça é “o custo”.
Quanto vou gastar com essa ferramenta de trabalho? Quanto vou gastar com a aquisição, com a implementação, tempos de adaptação dos colaboradores à nova ferramenta, e quanto vou gastar com actualizações e suporte?
É legítimo o pensamento e compreende-se, pois os investimentos devem ser bem medidos e o retorno desse investimento (ROI) deve ser o mais rápido possível. Mas é para este último ponto, o retorno do investimento, que o empresário deve dirigir o seu foco. E quando assim é, o valor de aquisição passa a ser relativo. É nas mais-valias que cada solução de gestão pode endereçar à sua organização, no aumento de produtividade da sua equipa, no libertar os recursos humanos de tarefas morosas e que não acrescentam valor, nos automatismos dos processos de gestão corrente, que o empresário se deve concentrar e perceber que aquilo que numa primeira fase representava apenas um custo, pode ser afinal um investimento com um custo justo.
Qual o valor que estaria disponível para pagar por uma solução de gestão, adaptada às necessidades da sua empresa, à sua forma de trabalhar e ao seu sector de actividade? Quanto pagaria por uma implementação de excelência, elaborada por um parceiro tecnológico com uma larga experiência no mercado e com um suporte técnico de qualidade, realizada por uma equipa com formação adequada e sempre actualizada, instalada em equipamentos compatíveis com as necessidades da sua organização e monitorizada regularmente? De certeza que estaria disponível para pagar o custo justo, o custo de ter a sua empresa organizada, com processos de gestão fluidos e com um acompanhamento profissional.
Não gaste mais do que precisa, pague apenas o custo justo pelo bem-estar da sua empresa!
João Afonso
Departamento Comercial Inforestilo