Panorama tecnológico para 2015

A chamada “terceira plataforma”, ou seja, a mobilidade, a cloud, o fenómeno do Big Data e o Social Business, tem conseguido desenvolver-se de uma forma bastante acentuada, contrariando o panorama económico geral. 

São vários os dados que apontam a estabilidade das tecnologias da “terceira plataforma” fazendo com que muitas empresas apostem na mobilidade, nas soluções cloud e aproveitem os dados provenientes do Big Data.

 

A Constante Inovação Tecnológica

Assim, tendo por base as perspectivas da IDC para 2015, estas serão, possivelmente, algumas das tendências tecnológicas para este ano:

– As empresas adoptam cada vez mais a tecnologias baseadas na cloud, de forma a alimentarem estratégias assentes na mobilidade dos colaboradores e no próprio processo de internacionalização. A IDC acredita que as soluções na cloud representarão, em 2020, cerca de 40% do orçamento destinado às tecnologias de informação.

– No seio do mercado português já são bastantes as empresas que se renderam às soluções relacionadas com a mobilidade. Estas empresas tentam assim acompanhar os seus clientes que são cada vez mais móveis. Segundo a IDC, estas soluções representarão também 40% dos mercados internacionais, já no ano de 2015.

– O volume de dados disponíveis cresce a todo o instante. As empresas que ainda não possuem nenhuma ferramenta de análise desses mesmos dados render-se-ão, voluntaria ou involuntariamente, às ferramentas de análise. Não tardará até que as empresas comecem a perceber que necessitam de uma ferramenta que lhes permitirá tirar proveito de todos os dados provenientes dos seus clientes e potenciais clientes. É um fenómeno que não abrandará tão cedo.

– Com a crescente adopção de plataformas de cloud, com a desenfreada partilha de conteúdos por meios digitais, prevê-se que, neste ano de 2015, as empresas investirão mais em soluções de segurança. Com o crescimento de ataques cibernéticos e com o sentimento de desconfiança que uma nova tecnologia provoca, os empresários sentirão necessidade de investir em software e hardware que garanta uma maior segurança de dados.

– O contínuo crescimento da Internet das Coisas. Estima-se que o número de dispositivos móveis conectados entre si continue a aumentar este ano. Com as crescentes inovações tecnológicas (smartwatches, electrodomésticos e carros inteligentes), a IDC prevê que em Portugal, em 2020, sejam mais de 68 milhões de equipamentos ligados à internet, transmitindo dados.

– O crescimento da internacionalização dos negócios. De forma a contornarem as dificuldades económicas que assombram os mercados, as empresas procuram formas de potenciar a internacionalização, acedendo a novos mercados e impulsionando os seus negócios. Esta internacionalização é facilitada pelas plataformas na cloud, pelas redes sociais e crescente globalização.

 

A Necessidade de Adaptação

As empresas e os seus gestores terão de ter a capacidade de se adaptar a estas mudanças constantes. As evoluções tecnológicas ocorrem a um ritmo alucinante e as empresas que não se adaptarem, em período útil, correm o risco de serem ultrapassadas por empresas que adoptem estas mudanças em tempo útil.

Informe-se junto do seu parceiro tecnológico e saiba como a sua empresa pode crescer de braço dado com estas tecnologias.

 


Tatiana Santos

Departamento Marketing Inforestilo

Compartilhar Esse Post