Normalmente, tomamos por certo que apenas as redes wi-fi públicas são perigosas. Nada mais errado. Uma rede wi-fi doméstica também pode trazer muitos problemas, dos quais nos devemos prevenir. Um router wireless, que esteja na nossa casa, também pode ser atacado.
Por já sabermos que os nossos routers “caseiros” podem ser atacados e para evitarmos que os nossos dispositivos fiquem “expostos”, deveremos seguir uma série de passos:
Primeiramente, devemos mudar a password que vem de origem com o router. Muitas vezes, quando um técnico vem a nossa casa instalar o router, deixamos que o mesmo faça o seu trabalho e nem nos preocupamos mais até a instalação estar terminada. Ora aí está uma atitude que nos pode custar caro. Não deveremos utilizar as passwords que vêm pré-definidas nestes aparelhos. Actualmente, já existem aplicações que permitem descodificar as passwords de uma vasta gama de routers, por isso, imagine então o que um cibercriminoso poderá fazer (já que possui muito mais conhecimento do que as pessoas que usam essas aplicações e que conseguem descobrir as passwords).
De seguida, deverá desactivar a administração remota do router. Uma “porta” aberta poderá criar problemas, se a pessoa errada conseguir entrar. Para desactivar a administração remota, deverá desmarcar a opção nas propriedades do equipamento. Aproveite e bloqueie o acesso igualmente, através de protocolos Telnet ou SSH.
Outro passo bastante simples, mas que é muito esquecido, passa por desactivar a emissão do SSID (o nome da sua rede). Ao evitar que qualquer pessoa possa ver o nome da sua rede, mais facilmente fica precavido de acessos indesejados.
Mude a encriptação da sua rede. Utilize uma encriptação WPA2 e uma password “forte”. Isto poderá evitar o acesso por parte das pessoas mais próximas, vizinhos, etc.
Agora, um passo que não está necessariamente ligado ao router: actualizar o software do seu computador. As actualizações aos sistemas operativos, normalmente, incluem actualizações de firmware, o que inclui correcções de segurança contra vulnerabilidades. Deverá também actualizar o software do seu router, fazendo uma cópia de segurança da configuração do mesmo e executar a actualização. Não caia no erro de fazer download de uma página não oficial.
Estes são alguns dos passos que o podem deixar mais descansado. Porém, não garante 100% de segurança, já que existem vários factores que também deverá ter em conta – um bom antivírus, um sistema operativo actualizado, não clicar em links “estranhos”, etc. Invista num antivírus adequado ao seu tipo de utilização e aos seus equipamentos.
Tatiana Santos
Departamento Marketing Inforestilo