As Tecnologias de Informação têm, nos últimos tempos, vindo a ser fortemente implementadas nos sistemas de saúde de hospitais e clínicas, alinhando-se esta exponencial adoção com a reforma tecnológica que tem operado sobre o setor mundial da Saúde.
Desenhadas as circunstâncias, as TI, nesta esfera, atuam como meios potenciadores da eficácia e agilidade dos sistemas e serviços das unidades prestadoras de cuidados de saúde, possibilitando a construção de uma perspetiva completa e rapidamente atualizável do quadro clínico do paciente e o acesso fácil e desimpedido aos dados, para que desta forma se possam materializar diagnósticos e consequentes tratamentos mais orientados e precisos, conseguindo, desta forma, uma gestão mais acertada e rentável da saúde dos utentes dos serviços.
As TI atuam, ainda, como ferramentas de administração dos recursos das unidades prestadoras de cuidados de saúde, desta forma convergindo os serviços e materiais indispensáveis ao tratamento do paciente, sem que exista o desperdício, por exemplo, de medicamentos e a utilização desnecessária de equipamentos, e reduzindo a duplicação da informação com a digitalização da mesma, mitigando os custos inerentes ao papel.
Alguns profissionais do setor da Saúde vêem as TI como fatores aprimoradores dos processos de tomada de decisão, pois permitem que, através do rápido acesso a uma multiplicidade de informação, sejam adotadas determinadas direções, mais exatas, eficazes e eficientes no concernente à prevenção, tratamento e gestão da saúde do paciente.
Fonte: BIT