Homebanking? Sim, mas em segurança!

O aumento de utilizadores e acessos a contas bancárias através dos portais online, disponibilizados pelas entidades bancárias, tem correspondido a um aumento de tentativas de intrusão e burlas, realizados por cibercriminosos.

O modo como acedemos às nossas contas, através da internet, utilizando palavras-passe, números matriz, etc., dá-nos uma falsa sensação de segurança. Todos estes componentes de acesso remoto às entidades bancárias são bastante estudados pelos cibercriminosos. Basicamente, as palavras-passe podem ser interceptadas e os números matriz podem ser detectados, isto tudo com a criação de um ambiente de trabalho oculto por parte do cibercriminoso. A juntar a este facto, a possibilidade do equipamento que usa para acesso ao seu Homebanking estiver “infectado” com Malware (software malicioso, “mal-intencionado”), o problema agrava-se. Este Malware é um software destinado a infiltrar-se num computador de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não).

Procedimentos a ter em conta em caso de ameaça

Por norma, os cibercriminosos alteram, constantemente, os ficheiros que infectam os dispositivos, para que os antivírus não os detectem facilmente. Caso detecte um programa malicioso num computador que utilize regularmente para aceder à sua conta, tome medidas de forma imediata. Comece por deixar de utilizar o computador para aceder a contas ou dados importantes e caso saiba como, utilize um programa de remoção de Malwares. Para o caso de não se sentir confortável nesta área, é aconselhável levar o seu computador a uma empresa com técnicos que o possam auxiliar.

Na empresa, e especialmente para empresas que trabalham com documentos financeiros, lembre-se que nenhum sistema de segurança garante uma protecção inabalável. Deverá ter atenção às notificações do sistema (tentativa de instalação de um programa desconhecido, por exemplo) e às alterações de comportamentos dos dispositivos (excessivamente lentos, abertura de inúmeras páginas e banners de publicidade). Caso algum destes casos ocorra, não hesite e entre em contacto com a empresa que lhe fornece suporte aos seus equipamentos!

A importância da manutenção preventiva

Ainda dentro de um ambiente profissional, salientamos a importância de um suporte técnico de carácter preventivo, que reduz substancialmente a dimensão e o impacto das situações anteriormente relatadas. A instalação e monitorização regular das ferramentas de segurança (antivírus, firewalls, etc.), a “limpeza” cíclica do sistema dos postos de trabalho e o cumprimento das regras e boas práticas estabelecidas pelo seu administrador de sistemas, são meio caminho andado para que a rede da sua empresa tenha uma performance mais elevada e seja realmente muito mais segura.


Tatiana Santos
Departamento Marketing – Inforestilo

Compartilhar Esse Post