Apostar ou não apostar na formação dos colaboradores?

Muitos Gestores deparam-se com esta dúvida: valerá a pena investir na formação dos meus colaboradores? É uma questão pertinente, dizem os entendidos, pois nunca se poderá saber se a formação será bem aproveitada ou se terá os resultados esperados.

Pois bem, fique a saber que a formação profissional dentro da empresa é cada vez mais conotada como um meio precioso para a valorização global da empresa. Começa a ser um paradigma em muitas empresas a aposta na formação dos seus colaboradores, isto sem se cingirem apenas ao que está contemplado no Código do Trabalho. Já do lado dos colaboradores, começam a ter a percepção do seu real valor, desmistificando a ideia de que seriam uma perda de tempo. E não nos podemos esquecer de uma outra perspectiva, que faz com que a formação profissional seja bastante valorizada, a dos desempregados, já que a formação tem sido um dos veículos de inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

A Formação Profissional no Código do Trabalho

Voltemo-nos para uma questão que talvez muitas pessoas não saibam:

– O que obriga o Código do Trabalho no que toca à formação profissional?

É o artigo nº 131, relativo à subsecção II – Formação Profissional, que estipula algumas questões obrigatórias para as empresas. Este artigo refere que é obrigação da entidade empregadora a garantia, em cada ano, de um número mínimo de 35 horas de formação contínua a cada trabalhador. Caso o contrato seja a termo, por período igual ou superior a 3 meses, a lei obriga a que o número de horas de formação seja proporcional à duração do contrato no decorrer do ano. Para além disso, no artigo nº131 está presente um ponto em que é referido que a empresa deve garantir formação contínua pelo menos a 10% dos trabalhadores da empresa.

As mais-valias da Formação Profissional

  • 1 – Aumento da Produtividade dos colaboradores – É sabido que o nosso país tem uma das taxas de qualificações mais baixas da União Europeia, o que inevitavelmente se reflecte na produção dos trabalhadores e do nosso país. Ao investir na formação profissional contínua poderá elevar os níveis de produtividade de toda a sua empresa.
  • 2 – Permite validar conhecimentos – Através da formação profissional é possível a manutenção ou a renovação de alguns certificados cruciais para a área de trabalho em que o colaborador está inserido.
  • 3 – Permite diferenciar um profissional dos restantes – Todos sabem que o mercado de trabalho é um lugar cada vez mais saturado, sendo que a formação profissional pode ser um veículo de distinção na altura do recrutamento ou de promoções profissionais.
  • 4 – Melhora a hipótese de inserção profissional – Como referido anteriormente, a formação profissional pode melhorar as probabilidades de inserção no mercado de trabalho ou até de melhoria da situação profissional.

Se considera que a formação é uma forma de valorizar os seus recursos humanos e caso procure empresas que disponham de serviços de formação na área do software de gestão, teremos todo o gosto em poder ajudar na requalificação dos conhecimentos dos seus colaboradores!


Tatiana Santos
Departamento Marketing – Inforestilo

Compartilhar Esse Post