Está dado o primeiro passo para que o Windows 8 desapareça de vez. Depois de ter deixado de incluir o Windows 7 Home em novos PCs, a Microsoft anuncia agora que deixará de vender o 8 em retalhistas
O Windows 8 vai desaparecer
Está dado o primeiro passo para que o Windows 8 desapareça de vez. Depois de ter deixado de incluir o Windows 7 Home em novos PCs, a Microsoft anuncia agora que deixará de comercializar o 8 em venda ao público.
Desde o dia 31 de Outubro que os retalhistas deixaram de poder encomendar mais unidades do Windows 8, podendo apenas vender as que têm em stock. O sistema operativo continuará, no entanto, a ser comercializado em PCs, previamente instalado. Com esta decisão a Microsoft deixa claro que está a apostar tudo no Windows 10, que deverá chegar em meados do próximo ano.
Não há ainda um “prazo de validade” para o Windows 8 deixar de ser comercializado através dos fabricantes de PCs, com a Microsoft a anunciar que continuará a dar suporte ao sistema operativo até Janeiro de 2023. A versão 8.1 ainda está à venda no retalho, sem data definida para deixar de ser vendido.
Recorde-se que o Windows 8 começou a ser comercializado há mais de dois anos, em 2012, e que significou uma ruptura com o look clássico do Windows, sobretudo por não incluir o botão “iniciar”.
De acordo com dados da NetMarketShare, o Windows 8 e 8.1 têm junto 16,8% de quota de mercado, ao passo que o Windows 7 ocupa 53%.
Fonte: ITChannel