Erros que comprometem a segurança informática da empresa

A grande maioria dos trabalhadores, pelo menos uma vez, já comprometeu dados ou informação relativos à empresa onde trabalha. Consciente ou inconscientemente, todos nós adoptamos comportamentos inocentes (na nossa perspectiva) mas que na realidade constituem perigo para a segurança das empresas.

A face “trabalhadores”

Por exemplo, quem nunca colocou informações importantes num dispositivo de armazenamento USB? Acção plenamente banal mas que pode levar ao roubo desses mesmos dados. Para isso, basta transferir os dados de um computador com um vírus cujo objectivo seja roubar dados. Posteriormente, quando colocar esse dispositivo de armazenamento USB noutros computadores, todos eles irão ficar infectados com esse vírus e toda a informação irá parar, provavelmente, às mãos erradas.

Todos nós falamos diariamente com os nossos amigos, colegas e familiares pelas redes sociais, certo? Pois bem, saiba que os hackers adoram utilizar as redes sociais para obterem informações relativas às empresas e mesmo à sua vida pessoal, de modo a conseguirem introduzir-se na rede da empresa. Tenha atenção às informações que partilha nas conversas que tem nos chats dessas mesmas redes, nunca se sabe quando uma simples conversa se poderá tornar num pesadelo em termos de segurança.

Quem nunca se lembrou, em casa, de um documento que deveria ter enviado no próprio dia para um cliente ou para um departamento da empresa? Nesses casos, muitos trabalhadores “arriscam” a enviar documentos e informações através do seu e-mail pessoal. Até aqui tudo bem, exceptuando que a maioria dos webmails são mais vulneráveis e estão muitas vezes comprometidos, sem nos apercebermos.

Repare noutro exemplo, quem não tem inúmeras e diferentes passwords para cada acesso ou programa que usa? Sabia que é uma prática muito comum deixar alguma password num lugar muito visível, como na secretária de trabalho ou até mesmo num bloco de notas junto do computador? Queremos acreditar que não existem muito este tipo de colegas, mas caso alguém o queira prejudicar pode muito bem aceder ao seu computador sem o seu consentimento e imagina os riscos que isso acarreta.

A face “empresa”

Estes são apenas alguns exemplos de erros cometidos e que facilmente nos passam despercebidos, até nos acontecer algo que nos lese. Grande parte da prevenção passa pelos cuidados e acções dos colaboradores das empresas, mas não se esqueça de que as empresas também devem fazer a sua parte. Uma empresa que se preze no que toca à segurança da sua informação deve dispor de soluções de segurança fortes e capazes de proteger qualquer dispositivo dentro da sua organização, mesmo sendo um telemóvel.

Caso possua alguma dúvida no que a esta temática diz respeito ou quanto a soluções de segurança para a sua empresa, não hesite em aconselhar-se junto de nós!


Tatiana Santos
Departamento Marketing – Inforestilo

Compartilhar Esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email