O lado oculto dos softwares de facturação gratuitos

Não é raro ouvirmos alguém dizer que usa um software de facturação gratuito, que encontrou na internet ou que algum conhecido recomendou, acontece que muitas vezes ninguém sabe quais as implicações de utilizar um software gratuito. 

Já alguma vez se perguntou como é que o produtor desse software gratuito faz dinheiro? Pensa você – talvez a partir de publicidade no site do software ou tem uma outra versão paga que lhe permite ter esta versão gratuita -. Pois engana-se, muitas vezes produtores de softwares gratuitos ganham milhões de euros anualmente, e você é a sua principal fonte de receita, o produto é você!

Mas como assim, o produto é você? É simples, todos os produtos/softwares de carácter gratuito rentabilizam os dados que recebem, ou seja, vendem os dados dos utilizadores do software. Os seus dados de facturação, as suas bases de dados de clientes e o seu volume de negócio são vendidos a terceiros para serem rentabilizados por empresas de Marketing.

Ao utilizar um software gratuito, você é o produto

Agora você pensa – querem que eu compre um software para terem receita-. Engana-se, pois até mesmo uma grande marca como a Apple referiu o que nós estamos a referir neste momento: “A few years ago, users of Internet services began to realize that when an online service is free, you’re not the customer. You’re the product.” Basicamente, o que Tim Cook (atual CEO da Apple) quis dizer foi que, a pouco e pouco, os utilizadores de aplicações e softwares gratuitos começaram-se a aperceber que não eram clientes mas sim os produtos. E, claro, aproveitou para reforçar que a Apple acredita que pode ter aplicações e softwares pagos sem menosprezar a privacidade dos dados dos seus clientes.

Um dos primeiros conselhos que lhe podemos dar é o de rever os termos e condições que aceitou quando subscreveu esse software (sim, aquele passo que todos damos o “ok” sem ler).

“O barato sai caro”

Certamente que já ouviu dizer “o barato sai caro”. Pois bem, são muitos os casos de empresas que no passado apostaram em programas de facturação grátis e não retiraram uma boa experiência dessa utilização. E isto porquê? Muitas vezes, esses softwares são e foram hobbies de programadores e não uma aposta que pretendem profissionalizar, logo não possuem características essenciais para o bom funcionamento da empresa. Para além disso, esqueça a parte das actualizações em vigor com a lei ou com novos fenómenos empresariais, se é gratuito, o nível de suporte será sempre mais reduzido.

Pense e reflicta sobre este tema, é preferível um pequeno esforço inicial que o faça ter um bom retorno a médio e longo prazo do que um investimento inicial nulo que o fará ter elevadas perdas no futuro.

Existem sim, soluções que são gratuitas na fase de arranque das empresas, mas desde logo, fica claramente definido que após alguns meses a aplicação tem custos e só dessa forma terá o suporte e o nível de atualizações necessário para um bom desempenho, como o AS Gest Startup.

Caso pretenda algum tipo de esclarecimento acerca desta temática ou das soluções que dispomos em termos de software de facturação, contacte-nos! Dispomos de vários níveis de softwares, desde a micro empresa artsoft small business e startup a uma empresa de grande dimensão artsoft premium e adaptados às necessidades específicas de cada ramo de actividade.


Tatiana Santos
Departamento Marketing Inforestilo

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