Hoje em dia é raro alguém acordar e não ver logo o email do trabalho a partir do smartphone. O fenómeno do chamado Work-life blend, ou seja, misturar a vida profissional e a pessoal, é recente, mas está cada vez mais automatizado.
Um estudo da Samsung sobre o assunto refere que 75 % dos europeus perdem uma hora no trabalho para tarefas pessoais (social networking, ler jornais, compras online, pagar contas etc).
O relatório revela igualmente que 41% dos europeus usam o telefone pessoal para trabalho. Por outro lado, 32% dos europeus usam o telefone de trabalho para fins pessoais.
“O facto de muitas pessoas carregarem dois smartphones também ajuda na proliferação do Work-life blend”, nota a Samsung. “Muitas vezes, os telefones das empresas não são substituídos com tanta frequência como os pessoais, o que promove a utilização dos telefones pessoais para fins de trabalho”.
O smartphone ou do tablet levam a que 77% dos europeus trabalhem durante o seu tempo livre, sendo que 78% trabalham uma hora a seguir ao horário de trabalho. Quase dois terços (63%) começam a trabalhar uma hora mais cedo do seu horário de trabalho.
Fonte: tek.sapo.pt