A constante evolução dos sistemas de gestão.
O mundo como o conhecíamos mudou. No passado, a gestão das empresas era pautada por uma forte diferenciação hierárquica, onde as relações de poder / submissão entre patrões e trabalhadores eram extramente vincadas.
Atualmente, toda essa realidade se transformou, as relações são pautadas por um espirito colaboracionista, onde as relações hierárquicas ganharam um sentido horizontal, deixando gradualmente a sua tendência vertical. Já é comum vermos o Diretor da empresa ou o Gerente em estreita relação laboral com os seus colaboradores, estagiários, independentemente do cargo que ocupam ou da longevidade da carreira.
Encontramo-nos sobre uma mudança de paradigma. O gestor actual tem que ter uma visão diferente dos recursos humanos e da respectiva valorização. É um objectivo seu manter a equipa motivada, medir níveis de produtividade, promovendo o crescimento das organizações.
Pesquisas feitas em todo o mundo referem que funcionários descontentes produzem menos. Daí a necessidade e a preocupação dos gestores em motivarem as suas equipas, encontrarem estratégias para que os seus colaboradores “vistam” a camisola. Até porque um trabalhador feliz e motivado tem normalmente níveis de produtividade altos que se reflete nos resultados da empresa e na imagem que a empresa passa para o exterior, quer seja para clientes, quer parceiros, concorrência, etc…
Porém, fica no ar a questão “como poderei fazer com que os meus colaboradores efectivamente se motivem?”. Uma boa forma de o fazer pode ser através do investimento em “ferramentas” de trabalho inovadoras, de fácil utilização e adaptadas à estrutura da sua empresa e das necessidades dos seus colaboradores, que por um lado agilizará tarefas e optimizará os processos, e por outro, gerará métricas essenciais para “tirar o pulso” do seu negócio sempre que necessitar. É necessário medir para gerir, e apenas através de soluções de gestão completas, como um ERP (sistemas de gestão empresarial integrado), é possível ter as medidas vitais das diversas áreas de uma empresa: Faturação; Vendas; Tesouraria; Clientes; Fornecedores; Contabilidade; Recursos Humanos.
Especificamente, com um sistema de gestão de recursos humanos, conseguirá informações de forma rápida e fidedigna o que lhe permitirá controlar um dos maiores problemas que envolve os recursos humanos: a falta de comunicação entre departamentos. Deverá pensar que, por exemplo, uma avaliação de desempenho, com base na informação recolhida, permitir-lhe-á a realização de um planeamento de maior qualidade. O sistema de gestão de pessoas e de tarefas procura alcançar este e outros objectivos que fazem parte do dia-a-dia de uma empresa. Proporciona o acesso às tarefas e processos em curso dos vários departamentos e possibilita o acompanhamento de todas as métricas decisivas, como por exemplo, duração, tempos de conclusão, recursos alocados, etc. Tudo isto garante-lhe uma uniformização das informações promovendo o correcto alinhamento dos objectivos estratégicos da sua empresa.
Se quiser descobrir mais sobre os nossos produtos e como o podemos ajudar a implementar um Sistema de Gestão que permita à sua empresa crescer ainda melhor, não hesite em contactar-nos, teremos todo o prazer em responder às suas perguntas.
Tatiana Santos
Departamento Marketing – Inforestilo