As novas soluções de mobilidade de picking presentes no mercado ajudam, cada vez mais, as empresas a gerirem os seus armazéns de uma forma mais eficiente e com redução de custos. Fazem agora parte das várias fases da logística as tecnologias móveis e de voz.
O posicionamento competitivo de uma empresa melhora substancialmente se esta conseguir entregar uma encomenda de forma rápida e eficiente e se, ao mesmo tempo, reduzir custos de entrega e de armazenamento. Com as elevadas restrições financeiras que as empresas enfrentam e com clientes cada vez mais exigentes, é fundamental identificar correctamente longas listas de produtos com derivadas referências e automatizar a sua movimentação dentro do armazém. Tudo isto para garantir uma expedição sem enganos e mantendo um inventário rigorosamente controlado.
A gestão de armazéns é cada vez mais prioritária para as empresas, existem todos os dias novos desafios para quem pretende gerir informação específica de produtos separados por lotes, sem perder o rasto dos mesmos entre a fase de produção e a fase de entrega ao cliente. Existe também a necessidade de uma gestão rigorosa das rotas de distribuição e entrega de forma integrada e coordenada com a actividade do armazém, alinhando toda essa informação com os sistemas de gestão das empresas e ferramentas de análise do negócio.
Para se obterem operações devidamente apoiadas e optimizadas de forma a corresponder ao rigor e flexibilidade exigidos dentro de cada armazém, é sempre necessário processos e sistemas adequados. Hoje em dia, é relativamente fácil explicar a um cliente as vantagens da utilização de um software de gestão de armazéns. O importante é que compreendam que a redução de custos passa muitas vezes por fazer os investimentos correctos em plataformas tecnológicas.
Cada vez mais empresas, de diferentes sectores, apostam em soluções de software mais avançadas, acompanhadas de ferramentas de rastreabilidade e de separação de encomendas que levam à redução do recurso ao papel e permitem processos mais rápidos e eficientes.
Os sectores de operações logísticas e a grande distribuição estão entre as actividades em que a informatização e a optimização de processos na gestão de armazéns são mais avançadas. Porém, existem outras áreas de actividade onde a gestão de armazéns assume uma maior importância, como as indústrias farmacêuticas e alimentar, cujas rastreabilidade dos produtos, a identificação de lotes e a gestão de localização no armazém e entre armazéns são obrigatórias, além dos controlos de temperatura.
São notórias as vantagens das novas soluções de mobilidade de picking na gestão de armazéns. Contacte-nos e saiba mais acerca destas soluções.
Tatiana Santos
Inforestilo – Departamento Marketing