Empresas de Recursos Humanos – Que procuram num software de Gestão de RH?

As empresas deste setor promovem a gestão e otimização, sempre numa perspetiva estratégica e coerente, do ativo mais valioso das organizações: os seus colaboradores.

Muito mais do que o processamento de salários, as empresas do setor ou os departamentos internos de RH, gerem pessoas e as respetivas carreiras. Focando-se em primeiro lugar no processamento de salários, cada empresa tem regras específicas que devem estar a par com as normas legais em vigor, cumprimento rigoroso da legislação e têm que ir ao encontro das necessidades dos empregadores, respeitando a tipologia de cada vínculo laboral. Também porque a massa salarial tem um volume importante no custo operacional da maioria das empresas, este tem que ser avaliado, simulado e gerido de uma forma eficaz.

Quando falamos nas empresas do setor dos Recursos Humanos, englobamos as empresas de Recrutamento, Formação, Consultoria, Trabalho Temporário, Outsourcing, Coaching, etc… Estas empresas valorizam essencialmente a automatização dos procedimentos associados ao processamento, cálculo e pagamento de salários, que os dados provenientes dos processamentos e respetivos cálculos sejam rigorosos e que o tempo destinado a essas tarefas seja o mais reduzido possível. A redução de custos administrativos aliada a uma gestão racional das despesas com recursos humanos, segmentada por departamentos e por colaborador, representam muitas vezes ganhos de rentabilidade substanciais. Respondem com rapidez, através dos automatismos implementados, às solicitações cada vez mais exigentes de informação, recenseamento, balanço social e reestruturação de carreiras.

As soluções de gestão de Recursos Humanos têm que ser flexíveis, intuitivas e adaptáveis às necessidades de cada empresa, preparadas para que a integração na Contabilidade seja efetiva, com imputação direta a Centros de Custos, assegurando também a criação dos mapas oficias: Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, ADSE, IRS, SHST, entre outros.

Paralelamente, as empresas de Consultoria e Formação, têm necessidades específicas em relação à gestão de contratos e avenças e, especialmente, no que diz respeito à gestão de tarefas e tempos, associados a recursos e equipamentos necessários ao desenvolvimento das várias ações realizadas pelos consultores e formadores. As empresas de Consultoria financeira, Consultoria em gestão de empresas, Centros de formação profissional, Centros de formação avançada, Polos empresariais, Incubadoras de empresas, Empresas de Coaching e E-Learning procuram soluções capazes de controlar de forma eficaz as agendas, os espaços, tempos e, que de forma automática, faturem as avenças ou propinas com o respetivo controlo das cobranças. Esta gestão complementar consegue com a integração da solução de gestão de Recursos Humanos com soluções de Gestão Comercial e Planeamento de Recurso.

Como complemento, as soluções de gestão de Assiduidades permitem que as empresas controlem de forma eficaz os tempos de trabalho com vista à otimização do mesmo. Permitem, também, efetuar os registos de ponto, férias, faltas, indisponibilidades, trocas de horário e gerar escalas de forma automática e informatizada. Com a possibilidade de integração com as soluções de gestão de recursos humanos proporcionando uma informatização e automatização de todos os processos a este associado, com reflexos evidentes ao nível da redução de custos, que se reflete na redução do número de pessoas associadas a essas tarefas, tempo dedicado às mesmas, e à redução significativa de erros no processo de inserção manual.


João Afonso
Inforestilo – Departamento Comercial

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