Já começou com as limpezas de Primavera?

Se é daquelas pessoas que nunca limpou o seu desktop ou portátil, então este artigo é para si.

Com a chegada da Primavera e com os primeiros dias quentes do ano, abrimos as janelas para arejar as nossas casas e fazemos aquelas limpezas mais pormenorizadas.

Ora, se fazemos isto nas nossas casas, porque nos esquecemos dos nossos computadores, em nossa casa e no nosso local de trabalho?

Quando nos referimos a limpeza de PC´s, portáteis e servidores falamos tanto da limpeza do sistema (veja aqui artigo anterior no nosso blog) como da limpeza no sentido literal do termo… por fora e por dentro!

No sentido literal do termo, é importante que saiba que ao limpar o seu computador está a acrescentar tempo de vida aos componentes e, paralelamente, melhorar a sua performance. O excesso de pó e todo o tipo de fibras que se acumulam nas ventoinhas de arrefecimento do seu computador, e no interior do mesmo, provocam sobreaquecimento e, por conseguinte, aceleram o seu desgaste. O pó também afeta o funcionamento dos discos, pode inclusive bloquear as portas USB e outros interfaces, e poderá danificar componentes da “motherboard” provocando bloqueios sistemáticos.

Apesar de todas as dicas divulgadas na internet e todos os métodos de limpeza (mais ou menos eficazes), especialmente para os equipamentos de uso profissional, é importante que estas tarefas sejam realizadas por um profissional. É verdade que não é nenhuma ciência oculta, mas limpar um computador e/ou um servidor não é a mesma coisa que aspirar o tapete da sala. Existem procedimentos que devem ser tidos em conta sempre que abrimos as tampas destes equipamentos e manuseamos os seus componentes. Uma simples descarga de eletricidade estática poderá danificar irremediavelmente um componente vital.

A limpeza periódica dos equipamentos inserida no âmbito de um plano de manutenção preventiva pode representar uma poupança significativa em assistências de caráter corretivo, muitas vezes para substituir componentes que se avariam devido ao desgaste.

Depois deste esclarecimento, já está a pensar na seguinte pergunta: quantas vezes devo limpar os meus equipamentos por ano? Não existe uma resposta igual para todos. Dependerá sempre de inúmeros fatores: setor de atividade, localização geográfica, disposição do equipamento, se a zona é limpa com frequência, se é um local refrigerado, etc…

Agora, dê uma vista de olhos no seu PC, no seu portátil e no seu servidor e veja como estão as saídas de ar. Estão cheias de pó? O ar que sai está extremamente quente? Se sim, deve chamar um profissional para fazer a tradicional limpeza de Primavera nos seus equipamentos.


João Afonso
Inforestilo – Departamento Comercial

Compartilhar Esse Post